Ouça a BUR     

Sobre a Banda Racional

Home / Sobre a Banda Racional

A Banda União Racional (BUR) é uma Banda Marcial sem fins lucrativos, cujo maior objetivo é divulgar a CULTURA RACIONAL DO TERCEIRO MILÊNIO, dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO, que é um conhecimento de paz, amor e fraternidade entre os povos.

A BUR congrega 28 Bandas em todo o Brasil, totalizando aproximadamente 1.200 integrantes, entre músicos, balizas, porta-bandeiras e regentes. São Bandas Racionais assim chamadas, em várias capitais brasileiras, tais como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Vitória, Natal, Belém, Teresina e Goiânia, além de várias outras, em cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros.

As BANDAS RACIONAIS UNIVERSO EM DESENCANTO, desde 1982, por meio do branco dos uniformes e de seus acordes musicais, vêm participando de várias festividades cívicas nacionais e internacionais, tais como encontros de bandas; aberturas e encerramentos de diversos eventos; comemorações e aniversários de cidades e Estados do Brasil, além de fazer eventos próprios de divulgação da CULTURA RACIONAL com apresentações em estádios, parques, praças, coretos e caravanas em ruas e bairros, sempre com o objetivo de levar uma mensagem de Paz, Amor e Fraternidade Universal.

 

Dentre os eventos que compõem o currículo da Banda União Racional destacamos os seguintes:

 

    • Desfile em Ipanema e Leblon – Rio de Janeiro – como parte da agenda de eventos da Conferência Internacional para o Meio Ambiente – Rio +20, com a participação de aproximadamente 800 integrantes.
    • Desfile no aterro do Flamengo – Rio de Janeiro – como parte da agenda de eventos da Conferência Internacional para o Meio Ambiente – ECO 92, com a participação de aproximadamente 500 integrantes.
    • Desfile Cívico em São João Del Rey / MG, na solenidade de entrega da Condecoração “Medalha de Honra da Inconfidência Mineira” prestada pelo Presidente da República a várias Personalidades do Brasil, dentre elas, o Sr. Manoel Jacintho Coelho, autor dos livros “Universo em Desencanto”, de CULTURA RACIONAL.
    • Desfiles internacionais, em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu e San José(Uruguai) e Assunção (Paraguai).
    • Apresentação no Congresso Nacional – Brasília.
    • Desfiles de divulgação da Cultura Racional em todas as capitais dos 26 Estados Brasileiros e do Distrito Federal, sem exceção, de Boa Vista à Porto Alegre.
    • Participação, há mais de 15 anos, seguidamente, nos desfiles cívicos do Dia da Independência (7 de setembro), realizados em várias cidades brasileiras.
    • Participação, há mais de 10 anos, seguidamente, nos desfiles cívicos do Dia da Independência da Bahia (2 de julho), realizados em Salvador/BA.
    • Apresentação ao vivo, em frente à Igreja de São Francisco, na Pampulha, durante a primeira edição do telejornal MG TV – rede Globo – em homenagem ao aniversário de 102 anos de Belo Horizonte.
    • Apresentações no estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), no jogo entre São Paulo e Palmeiras, do campeonato paulista de futebol e no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), como entretenimento para o público antes de jogos do campeonato brasileiro de futebol, dentre eles, “Cruzeiro x Goiás” e “Atlético x Internacional”.
    • Apresentação na cerimônia de chegada do Papai Noel em Belo Horizonte, com transmissão no jornal “MG TV, primeira edição”, da rede Globo, e “Bom Dia Minas”, também da rede Globo.
    • Apresentações, com execução do Hino Nacional Brasileiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, por ocasiões das partidas finais da Copa Itatiaia de futebol amador (promovido pela Rádio Itatiaia de Belo Horizonte), desde 2007 até 2017, de forma ininterrupta.
    • Apresentações em Campus de Universidades, dentre as quais, UNB, UFV, UFMG, PUC-MG, UFPR e UFCE.
    • Apresentações em diversas festividades comunitárias, sociais e solenidades públicas, tais como inaugurações de Escolas e Espaços Públicos, parques municipais, formaturas, eventos escolares, asilos, escolas para portadores de deficiência, hospitais, clubes recreativos, corridas rústicas, gincanas, festividades infantis, festividades de grupos de 3ª idade, ginásios e estádios de futebol.