Ouça a BUR     

BRASIL E FINLÂNDIA – 100 ANOS DE AMIZADE

Home / Eventos / Eventos em Destaque / BRASIL E FINLÂNDIA – 100 ANOS DE AMIZADE

A Finlândia está completando 100 de independência em 2017. A terra do “Papai Noel” está em festa, recebendo, ao longo do ano, homenagens culturais de vários países, e numa iniciativa conjunta da Banda União Racional e do Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF), pertencente à Embaixada do Brasil na Finlândia, a cultura brasileira se fez presente, na manhã de quinta-feira, 14 de setembro de 2017, homenageando os 100 anos de independência da Finlândia, com um inesquecível desfile cívico da Banda União Racional pelas ruas de Helsinque, a capital finlandesa.

O Embaixador do Brasil na Finlândia, Sr. Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, compareceu ao evento e fez as honras brasileiras, ao lado da ex-diretora do CCBF, Sra. Maila Rantanen e do atual diretor, Sr. Diego Barros, além do Ministro do Itamaraty em Helsinque, Sr. Francisco Fontenelle. Na oportunidade o Sr. Embaixador foi também presenteado com o primeiro volume da obra “Universo em Desencanto” de Cultura Racional.


Na praça Senaatintori, uma da maiores e mais belas de Helsinque, a Banda União Racional deu início ao desfile, executando os Hinos Nacionais da Finlândia e do Brasil, em seguida, passou por ruas e boulevards da capital finlandesa, atraindo o público com a execução de músicas brasileiras internacionalmente conhecidas e de canções da moderna música folk finlândia.






Ao final do desfile a Banda Racional retornou a Senaatintori, compartilhando a praça com estudantes universitários de uma Universidade de Helsinque, que estavam comemorando o seu primeiro dia letivo do semestre. Vários alunos da Universidade se interessaram e foram premiados com a doação do primeiro volume “Universo em Desencanto”.


Foi uma grande honra para a Banda Racional representar o Brasil junto a um país amigo e que comemora em 2017 tão importante marco na sua história. Vale ressaltar também que o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Finlândia, o que comprova nossos laços de amizade que já vem a quase um século.

Nós da Banda União Racional guardaremos com muito carinho esse momento na Finlândia e agradecemos ao Centro Cultural Brasil-Finlândia e à Embaixada do Brasil pelo apoio, pela interlocução com autoridades de Helsinque, pela divulgação do evento (inclusive nos canais oficiais do CCBF, onde nosso desfile foi transmitido ao vivo) e pela confiança a nós depositada.

Um grande beijo no coração de todos nossos irmãos finlandeses e até a próxima, que possa ser em breve.

Assista abaixo vídeo com alguns momentos do desfile da Banda União Racional em Helsinque e o pronunciamento do Embaixador Sr. Antônio Francisco da Costa e Silva Neto.